A Gerência de Gestão da Política de Assistência Social (GEPAS) tem como funções:
Promover orientações para elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social, assim como análise desses documentos para identificação do apoio institucional necessários;
- Prestar apoio técnico às Secretarias Municipais de Assistência Social e/ou congêneres no que se refere à gestão da Política de Assistência Social;
- Elaborar o Relatório Anual de Gestão da Política Estadual de Assistência Social, na área de sua competência, levantando subsídios para adequações à Política Estadual de Assistência Social;
- Elaborar o Plano Estadual de Assistência Social, definindo as metas e prioridades do estado durante o período de vigência do Plano;
- Preencher o Plano de Ação do Estado e o Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico-Financeiro do SUAS, referente ao cofinanciamento federal, assim como orientar os municípios no preenchimento destes aplicativos;
- Contribuir na elaboração do Pacto de Aprimoramento de Gestão;
- Contribuir na elaboração da peça orçamentária do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS/SC, bem como acompanhar sua execução orçamentária e financeira;
- Elaborar Plano de Apoio aos Planos de Providência;
- Coordenar o Grupo de Trabalho para elaboração da Lei do Sistema Único de Assistência Social do Estado de Santa Catarina e, após implantada, acompanhar sua execução no que se refere à gestão.