IMG 8675O Dia de Ação do Governo realizado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação na cidade de Criciúma teve em seu cronograma uma série de ações realizadas pelo Secretário de Estado, deputado estadual Valmir Comin.

No primeiro ato, ele apresentou a equipe técnica que atua nas mais diversas frentes da pasta que comanda, como por exemplo, habitação e regularização fundiária, segurança alimentar e nutricional, defesa dos direitos humanos, direitos da mulher, do idoso, da igualdade racial, direitos humanos, trabalho, emprego e renda.

Mais de 100 pessoas estiveram no auditório da ADR acompanhando o encontro que contou com a presença de técnicos da Assistência Social dos municípios da região, secretários municipais, prefeitos, vices e vereadores. “Quero dizer que estamos de portas abertas para fazer o melhor pela assistência social de Santa Catarina.

Além de regularização fundiária e da importância do cadastro de famílias no Cad Único, para a participação dos mais necessitados na inserção do programa Bolsa Família, Comin anunciou as obras do Pacto por Santa Catarina que estão em processo de licitação, citando os municípios contemplados e o programa federal Cartão Reforma, que tem entre as cidades contempladas Içara e Criciúma.

A reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Ceretta participou do ato e colocou a casa à disposição para iniciativas que necessitem de parcerias. “A universidade é de todos nós, não tem dono e está de portas abertas para ajudar a comunidade e está pronta para construir políticas públicas melhores para o desenvolvimento da cidade e de toda a região”, disse ela.

Estiveram no evento os prefeitos de Cocal do Sul, Ademir Magagnin (PP) com a vice Cirlene Gonçalves Scarpato, a Aninha (PSD); de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), com o vice Ricardo Fabris (PSDB); de Morro da Fumaça, Noi Coral (PP), com o vice Eduardo Guollo (PP); de Balneário Rincão, Jairo Custódio (PMDB), com o vice Luiz Gustavo da Luz, o Luiz Laurindo (PSD); de Forquilhinha, Dimas Kammer (PP), com o vice Felix Hobold (PT); de Nova Veneza, Rogério Frigo (PSDB); de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão (PMDB); de Lauro Müller, Valdir Fontanella (PP); e o vice-prefeito de Treviso, Rodrigo Fenili, o Birilo (PSB).

Também no Dia de Ação de Governo, na sede da Associação dos Municípios da região Carbonífera (AMREC), o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin participou de uma reunião com prefeitos, representantes do Governo do Estado da área da saúde e o representante do Ministério da Saúde Sérgio Luiz Costa, onde trataram do custeio do Hospital Mater
no Infantil Santa Catarina. Uma comissão será montada junto aos municípios das três regiões do sul do Estado (AMREC, AMESC e AMUREL) para confeccionar o plano operativo do Hospital e encontrar uma solução definitiva para o mesmo, onde deve haver contribuição também dos municípios.

O deputado estadual juntamente com o secretário executivo Leodegar Tiscoski também esteve no bairro Imperatriz, onde os avanços da regularização fundiária são imensos, e levaram a informação do andamento do processo burocrático do mesmo. A previsão é de que até o mês de dezembro, as escrituras sejam encaminhadas ao cartório e na sequência, para as mãos das mais de 170 famílias que aguardam esta solução.