onibus mulheres

A unidade móvel do Programa Mulher, Viver Sem Violência estará até a próxima sexta-feira (28), em roteiro na região das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque e Itajaí contemplando as mulheres na área rural, aonde a informação chega com certa demora. No dia 26, o atendimento será para as mulheres de Nova Trento e no dia 27 estará em São João Batista. Pela ADR de Itajaí, no dia 26 o ônibus estará em Bombinhas, nos dias 27 e 28 em Porto Belo.

De acordo com a Coordenadoria da Mulher, Aretusa Larroyd, que tem seu trabalho vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, o ônibus é adaptado para o atendimento ao enfrentamento da violência contra a mulher no campo, sendo equipado inclusive com salas de atendimento individual. “É visível a carência dos municípios quando se fala em políticas públicas para as mulheres. Mas, é gratificante poder acompanhar o empenho e desejo de todos em realizar as atividades deste programa”, afirma ela.

Aretusa reconhece ainda que o interesse e empenho em realizar programas com foco na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher tem ocorrido não apenas na zona rural, mas também em bairros centrais das cidades.  A ação disponibilizada conta com a participação das secretarias municipais de Assistência Social, representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados, Instituto Federal Catarinense e Coletivo Feminista de Brusque.

Para a coordenadora, o programa está servindo para despertar nos municípios o interesse de desenvolverem ações para os bairros centrais e periferia. “Os profissionais que atuam nas áreas sociais se encantaram com o programa”, comemora Aretusa.