SUAS NET

Os municípios catarinenses devem ficar atentos aos prazos do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo SUAS) 2016 e preencher os questionários disponibilizados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

Os prazos para os equipamentos de assistência social são os seguintes: para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e os Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) o prazo é de 12 de setembro à 4 de novembro . Para os Centros de Convivência, Centros Dia e similares e Conselhos Municipais de Assistência Social, de 26 de setembro à 18 de novembro. Já para as Unidades de Acolhimento o prazo inicia em 3 de outubro e para a Gestão Municipal de Assistência Social em 17 de outubro. Para ambas o prazo finaliza em 2 de dezembro. Após este data, eventuais retificações poderão ser feitas no período de 5 à 9 dezembro de 2016.

“O preenchimento com informações corretas contribui para a melhoria do monitoramento e aprimoramento dos processos de planejamento, o que melhora a gestão e o controle social do SUAS”, destaca a Gerente de Monitoramento e Avaliação do SUAS da SST, Alcenira Vanderlinde. Ela lembra ainda que “o não preenchimento pode ter como consequência o bloqueio de recursos federais ao município.”

O Censo do Sistema Único de Assistência Social é realizado por determinação do Decreto Federal nº 7.334/2010 e tem por finalidade coletar informações sobre os serviços, programas e projetos de assistência social que são realizados pelos municípios e estados, bem como, informações sobre a atuação dos Conselhos Municipais e Estaduais de Assistência Social.

Em caso de dúvida ou outras informações acesse o link: http://aplicacoes.mds.gov.br/censosuas ou entre em contato com a SST pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones da Gerente de Monitoramento e Avaliação do SUAS da SST no (48)3664-0660/3664-0746.