onibus lilas capa.jpg

Reduzir os índices de feminicídios ocorridos em Santa Catarina, ampliando o conhecimento das mulheres com relação aos seus direitos é o novo desafio do Governo Catarinense, que mais uma vez leva as ruas o “Ônibus Lilás da Campanha Mulheres e Cidadania”.

A região de Lages será a contemplada com o programa, disponível entre os dias 9 e 11 de abril para levar informação e orientação sobre a prevenção da violência doméstica para as mulheres de áreas rurais e distantes dos centros urbanos.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher, em parceria com a prefeitura e demais órgãos ligados ao assunto.

Conforme informações da Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Maria Elisa De Caro, durante a passagem deste ônibus, as mulheres podem saber sobre as alternativas para se defender e se livrar do agressor; sobre a lei Maria da Penha e Disque 180, por exemplo, através de palestras e rodas de conversa; além de oficinas de qualificação profissional que possibilitem ferramentas para alcançar a independência financeira.

De acordo com a Coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, também estão previstos atendimentos nas áreas da saúde, educação, psicossocial, jurídica, informação sobre agricultura, meio ambiente e atividades recreativas. “O objetivo é garantir que elas conheçam os equipamentos aos quais podem recorrer em uma situação de violência doméstica, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs), Rede Catarina, entre outro”, pontua, Aretusa.

O ônibus lilás - O veículo é preparado para transitar em áreas rurais e conta com equipes treinadas para orientar sobre os direitos da mulher e violência doméstica, bem como divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. O ônibus está dividido em salas para garantir um atendimento privativo e humanizado, para quem desejar conversar de forma mais discreta.

O ônibus lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência contra a Mulher criado em 2007 pelo Governo Federal e ampliado com a criação do Programa “Mulher: Viver Sem Violência” em 2013. É uma ação complementar, que conta com a parceria com os governos estaduais e prefeituras, para atender mulheres que necessitam de apoio, já que o intuito do ônibus é buscar a aproximação com quem vive em cidades menores.

Confira a programação do ônibus lilás para Lages:

9/04/2019 – 13h30min às 17h30min - Atividades na EMEB Izidoro Marin na Rua Das Laranjeiras no Bairro Caroba.

10/04/2019 – 13h30min as 17h30min - Atividades na EMEB Dom Daniel Hostin na Rua Glorocindo Alves Pain no Bairro Dom Daniel.

11/04/2019 – 13h30min às 17h30min – Atividades no Condomínio Ponte Grande (está sendo definido até segunda-feira) no Bairro da Várzea.

PARCEIROS:

Prefeitura Municipal de Lages (Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Balcão Cidadão), SESC, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM (Fórum de Mulheres do Mercosul, Instituto Paternidade Responsável, Casa da Providência, Fórum Municipal de Trabalhadores(as) do SUAS, Clube Soroptimistas, Fundação Instituto Nereu Ramos - FINER), OAB/Lages, ACIL - Núcleo da Mulher Empreendedoras de Lages, Rede Catarina (6o Batalhão da Polícia Militar de Lages), Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso - DPCAMI, União de Associação de Moradores de Lages.