#paratodosverem: Servidores da SST em uma sala de aula na frente de computadores na capacitação do Programa Governo Sem Papel
Os servidores da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) participaram do Plano de Capacitação de servidores para o programa Governo sem Papel na Fundação Escola de Governo – ENA. A secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Maria Elisa De Caro afirma que a adaptação ao novo modelo que prioriza o baixo custo e a eficiência no serviço público já este sendo aplicado.
O Governo Sem Papel é uma das etapas do processo de implantação do Governo Digital defendido pelo Governador Moisés para melhorar a celeridade nas tramitações e conclusões de processos do Governo e promover a entrega aos cidadãos de serviços públicos de forma digital, evitando deslocamentos e racionalizando o uso dos recursos. “O treinamento dos colaboradores é uma etapa muito importante. Estamos focados na realização desta prática”, disse a secretária.
Em janeiro, a secretaria de Administração iniciou os treinamentos dos servidores de todos os órgãos para que possam passar a utilizar o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos- SGPE, apenas nas modalidades digitais. Com as economias geradas em emissão de papel, impressão e transporte de documentos entre as secretarias, os valores anuais chegarão a R$29 milhões. ''Isso sem falar nos benefícios ao meio ambiente e na facilidade dos serviços aos servidores,'' destaca o secretário Tasca.
As primeiras equipes treinadas para uso das novas funcionalidades do SGPE - Sistema de Gerenciamento de Processo Eletrônico - foram da Secretaria da Administração, onde a implantação ocorre desde 4 de fevereiro. Os servidores treinados atuarão internamente como multiplicadores do conhecimento, e o manual para aprender a lidar com as novas funcionalidades do sistema será distribuído entre os demais funcionários da SEA, até o fim do mês. As demais secretarias vão seguir um cronograma de implantação já definido.
Além da agilidade na tramitação de processos, evitando os deslocamentos e a entrega física dos documentos aos setores pelos Correios ou veículos do Estado, o Governo sem Papel promoverá significativa economia aos cofres públicos. São cerca de R$ 26 milhões por ano de economia, considerando os mais de 870 mil processos que tramitaram fisicamente em 2018 ao custo médio de cerca de R$ 30 cada. Isso sem contar a economia com o material de expediente e transporte. “Estamos dando um salto de qualidade, aumentando a eficiência do Governo e economizando recursos públicos”, disse o coordenador do Projeto Félix, Fernando da Silva, durante o encontro.
Com informações da Secretaria de Estado da Administração