IMG_5147_net.jpg

A equipe da secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) participou nesta terça, 22, de uma reunião sobre a  implantação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua na sala de reuniões do Ático, torre C, na sede da secretaria de Estado da Segurança Pública. Participaram pela SST a Diretoria de Direitos Humanos, a Diretoria de Assistência Social, Diretoria de Trabalho e Emprego, Diretoria de Segurança Alimentar e a Coordenadoria Estadual da Mulher.

Na pauta estavam a atualização das informações sobre o andamento da instituição do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua;  o calendário de reuniões sobre o Comitê POP RUA para 2019 e a apresentação do trabalho das equipes de consultório na rua da secretaria de Estado da Saúde.

IMG_5153_net.jpg

O comitê será intersetorial e composto por representantes das áreas relacionadas ao atendimento da população em situação de rua, com a participação de fóruns, movimentos e entidades representativas desse segmento da população. O objetivo é acompanhar e monitorar a implantação e o desenvolvimento da política estadual/municipal para a População em Situação de Rua, propor a integração dos programas, ações e serviços para atendimento da população em situação de rua, entre outras atribuições.

Centro Pop – Santa Catarina dispõe de 10 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) nos municípios de Florianópolis, Joinville, São José, Tubarão, Araranguá, Rio do Sul, Itajaí, Blumenau, Criciúma e Lages. O Serviço Especializado para jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como moradia e/ou sobrevivência e oferece acolhida na rede socioassistencial para contribuir na elaboração de novos projetos de vida que respeitem as escolhas dos usuários para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua além de promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária.