t-shirt-2351761_1920.jpg

O estado de Santa Catarina foi o quarto do país na geração de empregos com saldo positivo de 9.192 postos de trabalho no mês de novembro, de acordo com dos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira, 20, pelo Ministério do Trabalho. O número é resultado da diferença entre 79.702 admissões e 70.510 desligamentos no período. O que significa uma expansão de 0,46% no estoque de empregos formais existentes.

Além de outubro, o ano de 2018 mostrou-se positivo na geração de empregos em SC. De acordo com o setor de Informação e Análise do Mercado de Trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, foram registrados 62.263 novos vínculos de emprego no estado catarinense. O saldo é o melhor dos últimos quatro anos, sendo que nos anos de 2015 e 2016 os resultados chegaram a ser negativos. Em termos relativos o saldo acumulado no ano significou um crescimento de 1,36% sobre o estoque empregos vigentes no início do período.

Os setores que tiveram um saldo líquido positivo estão fortemente relacionados à sazonalidade de fim de ano. Destaca-se o comércio com 6.416 novos postos formais de trabalho, o que amplia o resultado positivo de outubro, e também o setor de serviços, que apresentou uma expansão de 3.317 novos vínculos formais de trabalho. No caso dos serviços, assim como no mês anterior, grande parte das novas vagas esteve concentrada no segmento de alojamento e alimentação. Além desses dois grandes setores, a agropecuária merece menção com o aumento de 1.882 novas vagas com carteira de trabalho.

Municípios – Dentre os municípios mais populosos do estado, os melhores resultados no mercado de trabalho formal em novembro foram registrados em Joinville (pelo quarto mês consecutivo) com 1.272 novos postos de trabalho; Florianópolis (+944) e São José (+675), sendo que este último reverteu os resultados negativos verificados nos meses anteriores. As três cidades sozinhas responderam por quase 45% dos empregos formais criados no Estado no mês de novembro. Em relação a Joinville, o resultado positivo foi distribuído nos segmentos da indústria, comércio e serviços. Em Florianópolis, o saldo foi um resultado do desempenho quase que exclusivo do segmento do comércio. No caso de São José, a geração de empregos se concentrou em serviços e comércio.