JOINVILLE_02.jpg

Nesta terça-feira, 26, a secretária Romanna Remor fez roteiro em Joinville. A primeira parada foi uma visita ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque Guarani, que já está em funcionamento desde Janeiro deste ano, mas necessita de alguns pequenos reparos para que possa ser entregue ao município. Hoje o local atende um cadastro de 3 mil pessoas, além de grupos de terceira idade e de artesanato para mulheres. " Fiquei muito feliz em ver o local tão humanizado. Sanados os problemas, voltaremos para inaugurar oficialmente o espaço", afirmou a secretária.

Logo depois Romanna esteve reunida com secretários da assistência social de municípios do Norte e Nordeste do Estado, com a presença da Presidente do colegiado de Gestores da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina ( AMUNESC), Márcia Schadeck Friedrich. Durante a conversa a secretária da SSTesclareceu dúvidas dos gestores sobre a entrega dos veículos para assistência, que está confirmada para o dia 9 de julho. Falou também da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, no intuito de sensibilizar os municípios a aderirem ao programa. Por fim, falou sobre a expectativa da pactuação dos cofinanciamentos para os municípios. "Eu fico cada vez mais impressionada com o trabalho realizado pelos municípios com o mínimo de recursos. Faremos o que for possível para que a pactuação seja feita na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB)", destacou.

No horário do almoço, acompanhada do Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Volnei Francisco Batista, do secretário assistência Social de Joinville, Vagner de Oliveira, e do secretário de Habitação, Romeu de Oliveira, Romanna Remor aproveitou para conhecer a cozinha e as instalações de um dos restaurantes populares do município, que atende cerca de 1000 pessoas diariamente e almoçou no local. "O restaurante tem um nível nutricional muito bom e é uma bela forma de inclusão para pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade", afirmou.

No início da tarde participou da abertura do Seminário Boas Práticas – Agricultura e Alimentação: Joinville 2030. O evento visa promover conhecimento sobre segurança alimentar e nutricional, oportunizar relatos de boas práticas realizadas no Município de Joinville, construir perspectivas para assegurar o direito humano à alimentação adequada e promover o fortalecimento e estruturação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). " É preciso saber o que estamos comendo. Como disse Hipócrates - Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio - e essa é uma bela filosofia, que eu particularmente sigo no meu dia a dia".