Conheça os serviços oferecidos pelo SINE/SC:

Encontre um emprego: Intermediação de mão-de-obra 

Foto: Ascom SST

Quem está a procura de um emprego ou de uma oportunidade de trabalho pode ir ao posto de atendimento do SINE mais próximo da sua região e conferir os empregos oferecidos. 

Lembre-se de levar a Carteira de Trabalho e documentos como RG e CPF.

Benefício para o trabalhador desempregado: Seguro-Desemprego
Também é possível apresentar a documentação para solicitar o seguro-desemprego nos postos do Sine/SST. Os documentos que devem ser apresentado são o termo de rescisão, carteira de trabalho, CPF e RG, comprovante de depósito ou do extrato do FGTS, as duas guias de requerimento do seguro-desemprego. E com a edição da lei que instituiu o Pronatec Seguro-Desemprego (Bolsa Formação Trabalhador – incluir link )foram exigidos ainda o comprovante de residência e o comprovante de escolaridade.

A concessão do seguro-desemprego para os trabalhadores que solicitaram o benefício pela terceira vez em 10 anos ficou condicionada à frequência nos cursos de qualificação desde julho de 2012 em Santa Catarina. É o chamado Pronatec Seguro-Desemprego. São cursos de qualificação gratuitos que são oferecidos no Sistema S (Senac, Senai, Senat) e Institutos Federais (IFSC e IFC).

Ao fazer o requerimento do seguro-desemprego também é realizada uma pesquisa para verificar se há emprego na área afim do trabalhador e com salário igual ou superior. 

A melhor maneira para entrar no mercado de trabalho: Qualificação Profissional


O SINE/SC oferece cursos de qualificação profissional nas mais diversas áreas. Você pode participar gratuitamente dos cursos que se enquadram com a sua área de atuação ou com aquilo que você deseja. Para isso, basta procurar o Posto do SINE/SC de sua região e fazer seu cadastro.

No caso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Social), por exemplo, os cursos são oferecidos por instituições como os Institutos Federais (IFSC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado pelo Senai, Senac e Senat, e atendem a pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. 

Saiba mais sobre as oportunidades de emprego: Informação e análise sobre o mercado de trabalho
O SINE/SC está preparado para prestar informações sobre empregos, profissões e mercado de trabalho. 

Para isso existe um setor que avalia dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – o que permite acompanhar a evolução do mercado de trabalho formal em Santa Catarina.

Também é possível obter informações sobre pesquisas específicas relacionadas ao mercado de trabalho. 

Atendimento especializado ao trabalhador: Serviço de Atendimento Psicossocial
Para dar suporte aos serviços oferecidos nos postos do Sine/SST foi criado o atendimento psicossocial em 15 dos 24 postos de atendimento ao trabalhador que são vinculados à SST. 

São psicólogos e assistentes sociais que dão dicas sobre como elaborar um bom currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego. 

Também é feita a intermediação de vagas para pessoas com maior dificuldade em encontrar um emprego como pessoas com deficiência, por exemplo. Nesse caso há uma negociação com a empresa para que o candidato participe do processo de seleção para uma vaga que não é específica para ele. 

De acordo com a necessidade, os trabalhadores são encaminhados para a rede de assistência social, educação, saúde, entre outros.

Sine móvel 

Foto: Ascom SST.

Os serviços oferecidos nos postos fixos também podem ser encontrados na unidade móvel. Em 2012 o Sine móvel esteve em quatro eventos no Estado nos últimos três meses, dentre eles: Operação Alegria, no município de São Pedro de Alcântara; Ação Social realizado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis, no Mutirão do Emprego, em Lages. No Sine Móvel é possível fazer o cadastramento de vagas, o encaminhamento para o mercado de trabalho, além de fornecer informações sobre qualquer dúvida sobre questões de emprego.

Empregadores
Os empregadores também podem procurar o Sine para cadastrar as vagas das empresas.

 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito