IMG 6112Quarenta indígenas da etnia Guarani, que vivem nas terras do Morro dos Cavalos e Amaral receberam nesta sexta-feira (15), a carteira de artesãos, na cidade de Palhoça. A entrega oficial foi realizada pelo Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual, Valmir Comin que foi acompanhado pelo Diretor de Estado do Trabalho, Thiago Chaves.

Conforme informações do Secretário, com este documento, os artesãos indígenas passam a ter uma identidade profissional. Comin explica que o benefício vai proporcionar, entre muitas conquistas, que os indígenas sejam credenciados para expor seus trabalhos em feiras nacionais que são realizadas durante o ano em várias capitais do país. “Em qualquer cidade que eles se apresentem para vender seus produtos, possuem um documento que pode ser utilizado como uma identidade, que impõe respeito, que dá a eles a dignidade com que merecem ser tratados por onde passam”, disse o Secretário que destacou a ação como mais uma maneira de abrir caminhos aos povos indígenas.

A meta, segundo ele, é ampliar o benefício para outras aldeias catarinenses. A previsão é de que a entrega ocorra em março do ano que vem para os indígenas de Ipuaçu e Xokleng. Ao todo, mais de 20 aldeias contempladas.

A mensagem do Diretor, Thiago Chaves foi direcionada ao desejo de potencializar os trabalhos indígenas. “Meu desejo é que vocês possam cada vez mais ampliar este segmento. Artesanato é emprego, é renda, é fomento e desenvolvimento para a região de vocês”, pontuou.

No artesanato indígena, materiais como palha, madeira, sementes naturais e penas, são transformadas em peças preciosas. Por exemplo, brincos, esculturas em madeira, cestarias, colares e principalmente, arcos e flechas. A secretária executiva do Conselho Estadual dos Povos Indigenas (CEPIN), Maria Iris  ressaltou que as vantagens proporcionadas pela Carteira Nacional do Artesão são: identidade profissional; Isenção do ICMS dentro do Estado de SC; Facilidade de acesso ao micro - créditos; Ser contribuinte autônomo como artesão para fins previdenciários.
FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito