IMG 3548Nessa terça-feira (21) foi realizado o Encontro Estadual da 5ª Conferência + 2 de Segurança Alimentar e Nutricional, na Academia da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (ACADEPOL). O evento compõe a etapa preparatória para o Encontro Nacional 5ª Conferência + 2 e se difere de uma Conferência Estadual, se tornando então um encontro para reflexão, análise de cenários e identificação de temas emergentes para a próxima conferência, com vistas ao fortalecimento da segurança alimentar e nutricional no estado, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PESAN).

O Encontro foi promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), e executado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) em parceria com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN).

Fizeram parte da mesa de abertura: a Diretora da DSAN, Patrícia Cechinel, a Diretora Estadual de Direitos Humanos (DIDH), Maria Elisa de Caro, representando a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), o deputado estadual Maurício Eskudlark, a presidente do CONSEA, Rita de Cássia Morasquim, e o Diretor de Articulação com os Municípios, da Secretaria de Estado da Educação (SED), Osmar Matiola. Representando o Governador João Raimundo Colombo, o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, compareceu ao evento após uma reunião com o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), Osmar Terra. Em sua fala, o Secretário fez questão de validar a relevância do tema e também reinterar o compromisso da SST com o CONSEA em fortalecer essas políticas públicas.

Maria Elisa de Caro salientou a importância de levar essa discussão além, pois “o que dá suporte a nossa vida é a alimentação e a habitação, é um assunto muito sério e que poucas pessoas discutem”, avaliou. Segundo dados do CAISAN, citados pela Diretora da DSAN, Patrícia Cechinel, 59 municípios de Santa Catarina vivem em insegurança alimentar, ou seja, o acesso a disponibilidade de alimentos nesses lugares são escassos. “O contexto da atual conjuntura política, social e econômica, reflete na política de Segurança Alimentar, e este é um momento para que possamos avaliar esses reflexos”, concluiu.

Durante o evento foram feitos painéis e grupos de trabalho sobre alguns eixos, entre eles o processo de adesão e implementação do SISAN e também o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.