WhatsApp Image 2017 11 08 at 15.35.41

O Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPIn), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), promoveu na manhã desta quarta-feira (08) a videoconferência “Povos Indígenas de Santa Catarina - Conhecer, Refletir e Promover”. O evento foi realizado no auditório plenarinho da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), campus Florianópolis.

Estiveram presentes na mesa de abertura a procuradora da República do Estado de Santa Catarina, Analucia de Andrade Hartmann, o representante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Luiz Filipe Bueno, a coordenadora do Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico) em Santa Catarina, Magna de Paula, o filósofo, mestre em educação e comunicação, mediador indígena e social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Nuno Nunes e os representantes dos povos indígenas Guarani, Teófilo Gonçalves, Laklãnõ/Xokleng, Ana Roberta Uglo Patté e Kaingang, Joziléia Daniza Kaingang.

A videoconferência teve como objetivo a capacitação e sensibilização dos funcionários públicos e população em geral a respeito da riqueza cultural dos povos indígenas catarinenses e suas particularidades.

Segundo  a secretária executiva do CEPIn, Maria Iris Bessa é de suma importância preparar os funcionários para atuarem com os Indígenas, respeitando suas especificidades culturais, promovendo a cidadania e garantindo a igualdade de direitos. “Em Santa Catarina existem 3 povos indígenas, os Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng, nós precisamos conhecer, refletir e promover essa diversidade cultural” complementa Bessa.

O secretário de Assistência Social, Trabalho e habitação, Deputado Estadual Valmir Comin está cumprindo agenda em Brasília e não esteve presente, mas abriu a videoconferência através de um vídeo, dando boas vindas aos participantes e desejando “bom dia” na língua indígena de cada um dos três povos representados. “Olhando-os diferentes, para torná-los iguais. Este é o papel do gestor, do homem público e a condição do estado de Santa Catarina em respeito aos povos indígenas”, concliu Comin.

Entre as pautas debatidas esta manhã (08) na conferência estiveram o cadastro das famílias no CadÚnico, a captação e utilização de recursos para causa indígena,  o papel da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) na promoção dos direitos indígenas e a atuação do Ministério Público Federal na causa indígena de Santa Catarina.

A capacitação foi direcionada principalmente as ADRs, Centros Comunitários, CRAS, CREAS, Escolas Indígenas, Prefeituras, Secretarias, SESAI, Universidades e demais órgãos e pessoas envolvidas com a causa indígena. A videoconferência estará disponível em breve no site da  CEPIn - SST.