IMG 9677

Na tarde desta quarta-feira (18), no Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina, foi realizada a solenidade de assinatura dos contratos e das ordens de serviço para a construção de 20 novos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) no estado de Santa Catarina, através do programa Pacto pela Proteção Social, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

O CRAS é uma unidade pública, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e tem por objetivo prevenir essas ocorrências de situações de vulnerabilidades e riscos sociais por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, ampliando o acesso aos direitos e cidadania.

Além dos prefeitos, secretários municipais de assistência social, deputados estaduais, vereadores e técnicos, estiveram presentes no evento o Governador do Estado, João Raimundo Colombo, o Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), Silvio Dreveck, o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, o Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, o Diretor de Estado da Assistência Social, Ismael de Córdova, os gestores do PACTO pela Proteção Social Martin Luiz Temp e Leonardo Ulisses Moraes e o servidor da gerência de contratos e convênios, Angelo Teixeira Rodrigues.

Segundo Raimundo Colombo, esse é um momento muito importante para o Estado, pois além dos prédios que serão construídos, oportunidades se abrem a partir desta ação, “é uma ação de oportunidade e desenvolvimento as pessoas que mais precisam. O Estado existe para proteger as pessoas e para promovê-las, e esta é uma ação que dignifica e que dá sentido ao trabalho público que nós representamos. Na ação de cada obra que se constrói, abre-se uma janela, cria-se um espaço de bom atendimento, de oportunidades e, sobretudo de respeito às pessoas”, afirmou.

O Presidente da ALESC, Silvio Dreveck, enalteceu e parabenizou o trabalho do Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin e destacou a importância da Secretaria no que diz respeito a gerar oportunidades, “é a porta de entrada para que as pessoas possam, dali em diante, progredir na sua vida pessoal e profissional, no resgate e também na valorização e no convívio com as demais pessoas.”

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, mencionou a importância de trabalhar com uma boa equipe técnica, para que objetivos como esse sejam alcançados. “É fundamental estar cercado tecnicamente por pessoas e colaboradores de boa vontade, por isso faço menção de gratidão a nossa equipe, desde o varredor de rua até o mais alto escalão.”

Os contratos assinados somam o valor de R$6.877.723,02, e serão destinados aos municípios de Agrolândia, Alto Bela Vista, Apiúna, Dona Emma, Erval Velho, Imaruí, Jaraguá do Sul, Maracajá, Pomerode, Presidente Nereu, Rio do Oeste, Rio Rufino, Rodeio, São Ludgero, Schroeder, Serra Alta, Sombrio, Timbó, Vargeão e Vidal Ramos.