abcdeMais uma vez, Santa Catarina se destaca na geração de empregos. Com base em dados da Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar Contínua  (PNADC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), realizado pelo Ministério do Trabalho, Santa Catarina aparece com a menor taxa de desemprego do país (pesquisa referente ao segundo trimestre de 2017). Isso se deve a quantidade de postos de trabalho, que já somam 28.979, e as vagas disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Empregos (SINE) semanalmente.

O SINE existe para prestar serviços ao trabalhador com vistas à sua proteção e melhoria nas condições de acesso e permanência no mercado de trabalho, trabalhando em: vagas de emprego, seguro desemprego, espaço para entrevistas de emprego e atendimento psicossocial. Em Santa Catarina, o SINE está vinculado a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), através da Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda (DITE).

O Diretor do DITE, Thiago José Chaves, afirma que os dados divulgados apenas “mostram o trabalho feito por todos os catarinenses, que foram protagonistas no desenvolvimento econômico e social do estado”, e ressalta que, além do menor índice de desemprego, Santa Catarina também se destaca no índice de empreendedorismo.

Segundo o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, Santa Catarina foi o último estado a entrar na crise e está sendo o primeiro a sair, e isto se dá, principalmente, pela força e garra do trabalhador catarinense.

 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito