aldeia jose boiteux 4

A aldeia Bugiu da TI Laklano/Xokleng, localizada na cidade de José Boiteux foi palco da plenária Ordinária do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPIN). O cadastro das famílias no programa CAD Único, o programa ID Jovem e o concurso para o magistério indígena foram algumas das pautas debatidas no encontro que contou com a participação das comunidades indígenas representadas pelos seus caciques, lideranças e demais indígenas dos povos Guarani, Laklano/Xokleng e Kaingang; conselheiros indígenas e governamentais e técnicos da Secretaria de Estado da Educação.

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin também se fez presente. Ele foi acompanhado pela chefe de gabinete Kelly Dalla Lana, do Diretor de Assistência Social (DIAS), Ismael de Córdova e o Coordenador Estadual da Juventude, Teilor Topanotti.

Além da equipe, os prefeitos de Vitor Meireles, Bento Silvy e de José Boiteux, Jonas Pudewell também acompanharam a plenária conduzida pelo presidente do CEPIN, Getúlio Narsizo. Ele apresentou os trabalhos de forma técnica, em defesa das causas indígenas. Na oportunidade, ainda levou para discussão a importância de capacitações que ocorrerão para indígenas e técnicos das prefeituras e outras entidades que lidam com a população indígena.

No intervalo da plenária, foi realizado ainda um bazar de roupas, mantas, cobertores e calçados, oferecidos por colaboradores para beneficiar a comunidade indígena. Conforme informações da Secretaria Executiva do Conselho, Maria Íris, as discussões foram produtivas e consensuosas, onde as deliberações foram feitas a partir das falas das representações indígenas presentes.