cras gorverno doestado

Mais uma porta de acesso das famílias aos direitos socio assistenciais se abre na cidade de Vitor Meireles, nesta sexta-feira (18), quando o Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) entrega oficialmente ao município um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A inauguração está marcada para às 9h, na rua Afonso de Oliveira, no bairro Palmitos. O investimento feito por meio de recursos do Pacto por Santa Catarina é de R$ 405 mil.

A principal atividade de um CRAS é a prevenção de ocorrências de situações de vulnerabilidade e riscos sociais. O Diretor de Estado da Assistência Social (DIAS), Ismael de Córdova, explica que em cada unidade é trabalhada a proteção integral das famílias. Entre os serviços, com muita cautela a ruptura de vínculos familiares, a promoção de ganhos sociais e materiais, o acesso a benefícios, programas de transferências de renda e serviços socioassistenciais. “O serviço de uma equipe técnica na assistência social é muito amplo. E o papel desempenhado pelos profissionais na vida das pessoas, muito importante. O CRAS é o primeiro acesso das famílias aos direitos sócio assistenciais e conta com um grupo de profissionais de referência para trabalhar o acolhimento, o acompanhamento em serviços socieducativos e de convivência, assim como os demais serviços de políticas sociais”, resumiu.

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, disse que o equipamento que será inaugurado possui 169 metros quadrados é construído dentro dos padrões exigidos de acessibilidade, com o espaço físico compatível com o trabalho social que é realizado pelo equipamento. Segundo ele, o CRAS conta com sala de atendimento familiar, sala de administração, recepção, cozinha, banheiro, área de serviço, sala multiuso, área externa coberta e mobília. “Nosso trabalho enquanto governo é oferecer aos municípios mecanismos dignos de trabalho, para que a assistência social seja executada e que garanta a prevenção de ocorrências de riscos sociais e de vulnerabilidade para as famílias, ampliando o cuidado com as pessoas. O CRAS é a porta de entrada das famílias para a inclusão dos serviços socioassistenciais”, explicou Comin. 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito