conede itajai

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE) promoveu o IIº encontro estadual dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina, na cidade de Itajaí. Participaram 150 pessoas que representaram 46 conselhos municipais de diversas regiões de Santa Catarina.

A finalidade, conforme informações do presidente, Jairton Fabeni Domingos, é promover no Estado políticas públicas que assegurem assistência, prevenção e atendimento especializado às pessoas com deficiência. “Queremos que as políticas contribuam para a não discriminação e garantam o direito à proteção especial e à plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do Estado”, resumiu ele.

Na programação, o evento contou com a palestra ministrada pela Promotora do Ministério Público de Santa Catarina, Dra Adriane Clarissa Klein Sartori, que abordou os conselhos de direito e sua importância na administração pública. O vereador de Itajaí, Marcelo Werner, tratou da vivência de pessoa com deficiência.

A Diretora Estadual de Direitos Humanos, Maria Elisa De Caro, palestrou sobre os Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência e os Direitos Humanos. E o atleta paraolímpico, Flávio Reitz também abordou a vivência de Pessoa com deficiência. O encontro é realizado a cada dois anos.