reuniao de preparacao

Foto: Andréia C.Oliveira/ADR Chapecó

A Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó (ADR) sediou nesta segunda-feira,19, reunião de preparação para realização da Campanha Permanente Unidades Móveis: Mulheres e Cidadania. Um ônibus itinerante do programa chegará ao meio rural de três municípios de cada ADR, que mais tiveram casos de violência contra a mulher de acordo com os dados do IBGE de 2015. Serão prestadas orientações e serviços nas áreas social, de saúde e cidadania. A programação é organizada pela coordenadoria Estadual da Mulher.

Estiveram reunidos secretários municipais de Assistência Social e profissionais da área de sete Agências de Desenvolvimento Regional: Chapecó, Quilombo, Seara, Concórdia, Xanxerê, São Lourenço do Oeste e Palmitos. Na ADR Chapecó o ônibus itinerante estará em Cordilheira Alta, Nova Itaberaba e no município sede (Chapecó) de 3 a 7 de julho.

As orientações foram apresentadas pela coordenadora estadual da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habilitação, Aretusa Larroyd, e pela representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Fabiana Lopes Ribeiro.

Segundo a coordenadora estadual da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habilitação, Aretusa Larroyd, a ação é permanente, sempre levando em conta os índices de violência contra a mulher em Santa Catarina. “Estimulamos a consciência de que a violência está aí, no campo é um tabu trabalhar esta questão. As cidades que recebem o ônibus levam até a área rural os profissionais que já atuam no município na assistência social, saúde, educação, saúde, segurança pública, levando a elas as informações, para fazer de fato este enfrentamento”, explica.

Para o gerente de políticas Sociais da ADR Chapecó, Paulo Monauar, o programa é um aliado no enfrentamento a violência, “estamos engajados na organização desta programação, pois é mais um importante reforço na prevenção e combate a violência contra mulher”, afirma.

A campanha

A Campanha Permanente Unidades Móveis: Mulheres e Cidadania é um Projeto construído e ratificado pelo Fórum de Enfrentamento a Violência às Mulheres do Campo, da Floresta, das Águas e Quilombolas. Contempla um dos eixos do Programa Mulher, Viver sem Violência que tem por objetivo integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça, segurança pública, da rede socioassistencial e da promoção da autonomia financeira.

Mais informações para a imprensa:Andréia Cristina Oliveira
ADR Chapecó