violencia contra a mulher 20170619 1264077612

Foto: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

Representantes das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de São Miguel do Oeste, Itapiranga, Maravilha e Dionísio Cerqueira, participaram nesta segunda-feira, 19, de uma preparação técnica para a campanha permanente de unidades móveis: Mulheres e Cidadania, do Programa Mulher Viver sem Violência. O encontro foi realizado no auditório da ADR de São Miguel do Oeste.

Os ônibus itinerantes do programa estarão na região em agosto e visitam os três municípios de cada ADR com maior índice de violência contra a mulher: Bandeirante, Paraíso e São Miguel do Oeste; Flor do Sertão, Maravilha e Pinhalzinho; Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e São José do Cedro; Iporã do Oeste, Itapiranga e São João do Oeste.

A coordenadora estadual da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habilitação, Aretusa Larroyd, e a representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Fabiana Lopes Ribeiro, repassaram orientações junto aos profissionais.

Conforme Aretusa, a ação tem o intuito de reforçar a importância da luta feminina. “As unidades móveis têm caráter preventivo, devendo realizar ações de assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, sempre pautados no respeito aos direitos humanos e aos princípios do Estado Democrático de Direito e tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, afirma.

O roteiro dos ônibus itinerantes se inicia na ADR de Maravilha de 7 a 11 de agosto. Em seguida, 14 a 18 de agosto, as Regionais de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira recebem a ação. E de 25 a 28, a ADR de Itapiranga encerra o roteiro no Extremo-Oeste.

O programa percorrerá todos os municípios do estado de Santa Catarina através de um cronograma desenvolvido pelo Fórum de Enfrentamento á Violência das Mulheres do Campo, das Florestas, das águas e Quilombolas.

Informações adicionais:
Gisele Vizzotto