IMG 8203 2

Na manhã desta terça-feira (18), a Diretoria de Assistência Social (DIAS) realizou um encontro de apoio técnico aos municípios prioritários, com mais dificuldade na implantação e organização do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) de maneira integrada entre a Gerência de Gestão da Política de Assistência Social (GEPAS), Gerência de Monitoramento e Avaliação do SUAS (GEMAV), Gerência de Capacitação em Politicas (GECAP) e a Gestão do FEAS (GFEAS).

No final da manhã, os municípios se dividiram em três grupos de trabalho para receberem atendimento especializado e tirar dúvidas técnicas de gestão do SUAS. O secretário de Estado, Geraldo Althoff, também participou das atividades e visitou os grupos de trabalho durante o atendimento. O encontro com os municípios segue também no período da tarde na SST.

Conheça mais sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS):

O SUAS é um sistema público que organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

O Sistema engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. A gestão das ações e a aplicação de recursos do Sistema são negociadas e pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), cujos procedimentos são acompanhados e aprovados pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).

Fotos: Vitor Shimomura/ASCOM - SST
FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito