convite-cepa-geral1.jpg

A construção de uma política pública unitária para enfrentamento às violações impostas ao povo negro contra seus direitos civis no Brasil e em Santa Catarina será tema de um evento da Atividade Maio Negro, que será realizado na próxima segunda-feira (27), às 19h, na Câmara Municipal de Florianópolis. O evento é uma parceria entre o Conselho Estadual das Populações Afro descendentes de Santa Catarina (CEPA/SC) e o Instituto Liberdade e com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir).

De acordo com o presidente do CEPA/SC, Márcio de Souza, manifestações contra a desativação das medidas públicas que atingem a população afrodescendente estão entre as atividades propostas para o evento. “A atividade também tem como um dos principais objetivos discutir a criação de medidas para unificar essas entidades, criando um diálogo entre elas”, pontua.

O título da atividade faz alusão à comemoração do aniversário da abolição da escravatura no Brasil, realizada no mês de maio. “Maio Negro por comportar a história do 13 de Maio, que assinalou uma abolição do trabalho escravo, de forma incompleta e cujas a consequências, dessa incompletude repercutem até os dias atuais, com desigualdades contra negras e negros, racismo, preconceito e discriminações contra os afrodescendentes” afirma Márcio de Souza.