veronilde bolachas1.jpeg

Com uma história de 20 anos de trabalho em sua pequena empresa, com o apoio diário da família para dar conta da demanda, a empreendedora, Veronilde Casagrande Crussaro, que trabalha com bolachas artesanais reforçou a equipe para um pedido em especial.

Artesã de alimentos da cidade de Faxinal dos Guedes, ela foi a vencedora da licitação de bolachas artesanais adquiridas da agricultura familiar pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DISAN) para um seminário realizado pela Diretoria de Estado da Assistência Social (DIAS), em Chapecó.

A ação da compra dos produtos da pequena empresa deixou a proprietária muito satisfeita. “Nós também vendemos para a merenda escolar aqui na nossa região. Mas, receber pedidos de eventos grandes como este, de uma Secretaria de Estado nos empolga. A gente não tem hora para trabalhar. Só reunimos mais gente e damos conta do recado”, garantiu Veronilde. No cardápio, bolacha de laranja, de milho, de polvilho com côco e a tradicional caseira foram oferecidas aos participantes do evento.

Para a Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Maria Elisa De Caro, o projeto de aquisição de produtos para os eventos na secretaria tem como foco o desenvolvimento social e econômico de agricultores familiares, urbanos, periurbanos, povos e comunidades tradicionais, população indígenas e quilombolas. “Queremos priorizar também os produtos da agrobiodiversidade catarinense. Trata-se de uma ideia muito interessante. Esta foi a primeira compra e já deu bons resultados, sendo os produtos aprovados por quem comeu e quem apenas conheceu o projeto”, resumiu Maria Elisa.

O intuito é que a aquisição destes produtos seja priorizada ainda em outras secretarias do Governo. “Já levamos o assunto para a pauta da reunião do colegiado, também foi muito bem visto por todos e deve ser adotado nas outras pastas em breve. Não podemos deixar de destacar que vai gerar economia, que é a proposta principal do governo”, pontuou a Secretária.

Na avaliação da Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), Naianne Hoffmann, as compras feitas diretamente da agricultura, além de estimular circuitos mais curtos de comercialização é uma importante ferramenta para a promoção da alimentação adequada e saudável, visto que são alimentos mais frescos e minimamente processados. “Queremos sensibilizar todos os gestores do Estado para que adotem esta inovação em suas secretarias e municípios”, disse ela.

Naianne relata que o Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, em 2018 por iniciativa da Diretoria de Segurança Alimentar, elaborou uma Minuta de Decreto que regulamenta as Compras Institucionais no Estado com dispensa de licitação. “Hoje esta minuta tramita nas Secretarias para aprovação. Promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar são as finalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003”, lembrou a diretora.

 

 

 

 

Mais informações à imprensa:

Kênia Pacheco

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST

(48) 3664-0753 / (48) 99984-1799

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.sst.sc.gov.br

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito