FECAM_COORDENADORIAMULHERPARCERIA.jpg

A Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher e do Conselho Estadual da Mulher estão pautadas na execução de uma campanha de prevenção e combate a crimes contra a mulher, que serão disponibilizados a todos os municípios catarinenses.

A meta é construir uma parceria institucional entre entidades catarinenses e confirmar uma ação efetiva no combate à violência contra a mulher. De acordo com a Coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, a principal meta desta parceria é fortalecer os conselhos municipais da Mulher onde existem e implantar nas cidades que ainda não criaram.

Ela explica que a ideia deste fortalecimento é no formato de rodas de conversas regionais, buscando sintonia com sociedade civil organizada para que todos assumam seu papel nesta luta. “Precisamos da participação de todos, com discussões e diálogos, despertar o envolvimento das pessoas, introduzir a importância do empoderamento para que todos entendam que é preciso muito mais atendimento com quem sofreu a agressão, mas principalmente, a atuar na prevenção”, disse a coordenadora.

Segundo ela, a ideia é fazer com que as mulheres, conhecendo seus direitos e obtendo informações sobre os locais onde podem ser atendidas, entendam que existe uma possibilidade real de romperem com o ciclo da violência a que estão submetidas. “A mulher agredida deve romper a barreira do silêncio, do medo e da vergonha. Precisa denunciar e buscar ajuda. E é dever do Estado garantir os meios para encorajá-la para a denúncia. Estamos trabalhando com este objetivo”, concluiu Aretusa.