258d7fc0-a7b3-4f82-83fd-14dcac0a1304 (1).jpeg

Nesta quarta-feira, 14, mais um grupo de imigrantes venezuelanos chegará à Santa Catarina. Os 16 casais, sem filhos, saem de Roraima pela manhã e devem chegar no aeroporto Hercílio Luz por volta das 18horas num avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Logo depois seguirão num ônibus do exercito até o complexo Dom Jaime Câmara, de propriedade do Estado, em Palhoça, onde irão morar por cerca de seis meses.

As providências para vinda deste novo grupo foi uma parceria entre Governo Federal, Governo do Estado, por meio da Secretaria de assistência Social Trabalho e Habitação, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR e ONG DU Projetos da Grande Florianópolis.

“Nós não podemos ficar alheios a uma situação que tem causando grande impacto em todo mundo. É uma questão humanitária e Santa Catarina tem realizado um processo organizado para que mais tarde não se torne um problema social ainda maior. Nós teremos seis meses para torná-los autosuficientes”, disse a consultora geral da secretaria de Assistência Social do Estado, Mariah Nascimento.

O Governo Federal fará o repasse de R$ 2 mil e 400 reais adiantados para manutenção de cada um deles por seis meses. A SST cedeu duas casas de três quartos cada, localizadas no complexo Dom Jaime, que foram reformadas para melhor atendê-los com recursos repassados pela ACNUR. A Secretaria fez três orçamentos para as melhorias necessárias e repassou a eles que trataram diretamente com a empresa que realizou a reforma.

Para atender as necessidades iniciais dos casais a SST realizou campanhas de arrecadação junto à comunidade, recebendo doações como produtos de higiene, cama e banho, além de roupas e outros utensílios. A ONG Du Projetos também está emprenhada em arrecadar alimentos e fará o acompanhamento das famílias.

A SST por meio do SINE contatou algumas empresas que buscam preferencialmente imigrantes para vagas de emprego e já estão em tratativas para colocá-los nestas funções.

Todos os imigrantes já estão com a avaliação de saúde feita, carteira de vacinas atualizada e documentação regularizada para permanência e trabalho em Santa Catarina.

Os imigrantes serão recepcionados com um jantar no complexo Dom Jaime e logo depois receberão as instruções de permanência no local.

No próximo dia 20 de novembro mais 28 imigrantes chegarão nas mesmas condições para ocupar a segunda casa dentro do complexo.

Complexo Dom Jaime Câmara: Hoje a estrutura do complexo Dom Jaime, abriga: uma escola estadual, uma creche, um posto de saúde e um programa de Convivência do Município de Palhoça, um Pólo da Universidade Aberta do Brasil, uma agência do SINE e uma agência do Iprev.