10b1e3a8 1efb 4711 aabb 61269233ef50

O governador Eduardo Pinho Moreira assinou com o ministro do Trabalho e Emprego, Caio Vieira de Mello, nesta quarta-feira, dia 7, em Brasília, um protocolo de intenções para promover ações da Escola do Trabalhador. O programa visa à qualificação profissional de trabalhadores e o combate ao desemprego, sendo os cursos online, gratuitos e sem necessidade de escolaridade prévia. A secretária de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, e a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Romanna Remor, também participaram da audiência.

“Empresas nos procuram todos os dias para se instalar em Santa Catarina e isso requer qualificação dos nossos trabalhadores. Por isso, firmamos a parceria prontamente, sendo o segundo Estado a aderir ao programa. Os cursos são variados e podem ser levados a todas as instâncias e segmentos da sociedade, inclusive, a presídios. É uma oportunidade de qualificação de mão de obra”, considera o governador.

As capacitações são realizadas em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) que emite um certificado como curso de extensão. No entanto, os alunos precisam concluir todas as aulas, obter nota mínima de cinco pontos e responder uma avaliação. Ao todo, são doze eixos temáticos, focados nas necessidades do mercado de trabalho, que são: informação e comunicação; ambiente e saúde; turismo, hospitalidade e lazer; recursos naturais; desenvolvimento educacional e social; produção alimentícia; segurança; produção cultural e design; produção industrial; gestão e negócios; infraestrutura; controle e processos industriais.

De acordo com o ministro, a iniciativa trata-se de uma ação inédita e de um grande avanço do Ministério do Trabalho. “A capacitação significa uma importante ferramenta de ressocialização, empregabilidade e cidadania aos trabalhadores, como os presidiários brasileiros, que um dia retornarão ao convívio social”, frisa.

R$ 3 milhões para o Sine

Ainda no Ministério do Trabalho e Emprego, Moreira reivindicou recursos para a continuidade dos atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Santa Catarina. Segundo o ministro, será empenhado e liberado nos próximos dias aproximadamente R$ 3 milhões para as unidades catarinenses.

“O trabalhador é o maior beneficiado com a atuação do Sine, uma porta de entrada para o mercado de trabalho. As agências são essenciais para o crescimento dos nossos índices de empregabilidade, que nos últimos meses se destacaram expressivamente. O trabalho desenvolvido nas agências do Estado fomenta o mercado e a competitividade”, destaca o governador.

Para a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação a liberação dos valores são fundamentais para dar continuidade ao trabalho do Sine, que possui 124 postos de atendimentos em várias regiões do Estado, sendo 23 de execução direta e os demais com parcerias técnicas com os municípios.

 

Douglas Saviato (SC 2662 JP)

Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional

 

 

 

 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito