MARCA_NOVEMBRO_AZUL.png

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado de Comunicação, realiza a Campanha Novembro Azul 2018 com base na baseada na Política Nacional de Atenção Integral de Saúde do Homem. A campanha tem como objetivo ampliar a discussão da prevenção do câncer de próstata e abordar a saúde integral masculina.

“Diversos estudos e a observação prática comprovam que os homens não reconhecem os serviços de saúde como um local que podem utilizar para avaliações de rotina e ações preventivas. Historicamente, os estereótipos do ser masculino levam a acreditar que estão imunes a doenças e que o fato de buscar ajuda profissional é um sinal de fraqueza”, explica o Coordenador Estadual do Idoso, Paulo Medeiros.

De acordo ele, os homens apresentam mais fatores comportamentais de risco do que as mulheres. O que determina maior índice de mortalidade por doenças crônicas. Por isso, a Política Nacional de Atenção Integral de Saúde do Homem (PNAISH) busca elaborar e executar um projeto que fortaleça e dissemine seus preceitos e diretrizes, além de evidenciar os fatores de risco e proteção e a influência das questões de gênero no adoecimento por doenças crônicas. “Durante o envelhecimento essas desigualdades podem se acentuar, sem esquecer que a saúde é um investimento o qual fazemos todos os dias. O que demonstra que devemos cuidar de sua saúde em todos os ciclos de sua vida e o tempo todo, não somente no mês de novembro. Não podemos esquecer que o conceito de saúde é multifatorial e resultante de uma série de condições de vida e oportunidades que extrapolam apenas o setor de saúde, mas envolvem o acesso e oportunidades as condições de cidadania", disse.

O Estado de Santa Catarina aderiu à política nacional que possui cinco eixos temáticos: Acesso e Acolhimento; Saúde Sexual e Reprodutiva; Paternidade e Cuidado; Doenças prevalentes na população masculina; Prevenção de Violências e Acidentes. 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito