FOTO MATÉRIA AGOSTO LILÁS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM), realiza na próxima segunda-feira (06), a abertura oficial do Agosto Lilás, às 13h, no Plenarinho Deputado Stuart Wright. O evento Agosto Lilás - Maria da Penha 12 anos, contará com palestras sobre o atendimento às mulheres que se encontram em situação de violência doméstica, seu acolhimento, tratamento e a aplicação da Maria da Penha.

No dia 07 de agosto é comemorado o aniversário da Lei Maria da Penha, em alusão a essa data, ficou instituído o Agosto Lilás. A campanha vai reunir diversas atividades com o objetivo de divulgar e disseminar a lei, além de ações para combater a violência contra as mulheres, buscando conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica e os direitos das mulheres. 

A Coordenadoria Estadual da Mulher é responsável por assessorar, assistir, apoiar, articular, acompanhar e promover ações, programas e projetos voltados às mulheres. Os principais projetos em andamento no ano de 2018 são a Campanha Mulheres e Cidadania - Ônibus Lilás, que vem percorrendo os municípios, levando informações sobre os tipos de violências existentes e os serviços de atendimento disponíveis, como ginecologista, psicólogo e assessoria jurídica, além de auxiliar na divulgação da Lei Maria da Penha e do Disque 180 às Mulheres Catarinenses das áreas rurais e interior do estado.

O Projeto SC Fronteiras tem como finalidade o mapeamento e diagnóstico dos tipos de violência que atingem as mulheres que vivem nas fronteiras, com o objetivo de construir políticas públicas para superação das desigualdades e enfrentamento à violência, buscando o desenvolvimento econômico e social das mulheres fronteiriças.

O Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, das Florestas das Águas e Quilombolas, é responsável pela elaboração do cronograma, acompanhamento e controle das ações da Campanha Mulheres e Cidadania - Ônibus lilás. Dentre outras Campanhas da Coordenadoria estão o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Campanha da ONU Mulheres Dia 25 Laranja, o Agosto Lilás, a Campanha Outubro Rosa e os 16 Dias de Ativismo em Novembro.

Para a Coordenadora Estadual da Mulher, Suelen Dadam as Políticas Públicas têm tido grandes avanços nos últimos anos, por meio de ações protetivas e de enfrentamento à violência contras as mulheres. Mas ainda há muito para progredir, principalmente ao levar em consideração a diversidade da cultura brasileira. “São elevadas as expectativas por mudanças positivas no cenário Brasileiro, embora uma efetiva transformação depende de estratégias eficazes para superar as dificuldades, sobretudo pela influência de informações e capacitação de agentes envolvidos com a implantação de Políticas Públicas para as Mulheres”, pontua Suelen.

A SST está apoiando o evento de abertura do FLORIPA LILÁS, promovido pela prefeitura de Florianópolis, no dia 07 de agosto, a partir das 11h30 em frente à Catedral Metropolitana. O evento irá contar com rodas de conversas, atos representativos e tendas onde profissionais estarão disponíveis para atender e prestar orientações.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito