20180619 091645Nesta terça-feira,19, a secretária de Estado da Assistência Social Trabalho e Habitação, Romanna Remor participou do 1° Fórum Regional do Envelhecimento Ativo e Sustentável do Médio Vale do Itajaí, realizado em Blumenau.

Na oportunidade o prefeito Mário Hildelbrant assinou a adesão à Estratégia Brasil Amiga da Pessoa Idosa, que articula os projetos para a população idosa já existentes nos municípios. "O Estado e os municípios precisam voltar o seu olhar para o idoso. Um município bom para o idoso é bom para todos" afirmou Romanna.

A discussão do tema contribui para o fornecimento de subsídios para a formulação de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas e estudos relativos à situação das pessoas idosas no Brasil. De acordo com a estimativa de pesquisas relacionadas ao tema, a população de idosos deve quadruplicar até o ano de 2060. Pois, nos últimos 10 anos a população brasileira de 60 anos cresceu 21,6%, enquanto a de 80 anos ou mais, 47,8%.

O encontro reúniu palestras com o intuito de viabilizar políticas públicas específicas e contou com a presença de gestores de 14 municípios e representantes do Ministério dos Direitos Humanos e outros colaboradores da Secretaria de Estado da Assistência Social.

Na sequência a secretária almoçou com prefeitos da Região e seguiu para uma visita às obras do CRAS de Lontras, que segundo a empresa responsável, deverá ser entregue final de agosto.

“Estamos fazendo visitas para acompanhar obras, reunir gestores e ouvir os anseios dos municípios, desta forma ficamos mais próximos e conhecemos de perto a realidade de cada região”, destacou Romanna