sport-2863541_1920 (1).jpg

O Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina promove a II Semana Catarinense de Prevenção de Quedas de Idosos de 18 a 25 de junho em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos – 24 de junho. Estão previstas palestras de capacitação, oficinas de avaliação de equilíbrio, oficinas de adaptação do ambiente, oficinas de exercícios terapêuticos, distribuição de material informativo.


A campanha prevê que cada entidade/órgão ou serviço que trabalha com a população idosa realize em seus locais de atuação alguma ação em alusão a temática para sensibilizar sobre o tema. Não será realizado um evento específico. “Vários estudos apontam que grande parte das quedas podem ser evitadas por meio de ações de monitoramento e avaliação das condições de saúde dos idosos, estratégias de educação em saúde e de adaptações ambientais que devem ser constantes e rotineiras”, explica o Coordenador Estadual do Idoso, Paulo Medeiros.
Foram convidadas para participar da semana de prevenção de quedas as universidades, conselhos municipais, serviços de saúde, Instituições de Longa Permanência para Idosos, grupos de terceira idade e entidades relacionadas aos idosos.


Números - De acordo com o relatório global da Organização Mundial de Saúde sobre prevenção de quedas na velhice, de 28% a 35% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofrem quedas a cada ano e esse número sobe para 32% a 42% nas pessoas com mais de 70 anos. A frequência das quedas aumenta com a idade e o nível de fragilidade. Idosos que vivem em casas de repouso caem com maior frequência dos que os que vivem na comunidade. De 30% a 50% das pessoas que vivem institucionalizadas sofrem quedas, a cada ano, e 40% delas experimentam quedas recorrentes.

 

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito