WhatsApp Image 2018 05 22 at 18.17.37Quatro municípios da área da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá receberam nesta terça-feira, 22, a visita da Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Romanna Remor, acompanhada da Diretora de Assistência Social, Sandra Coimbra, do secretário executivo da ADR, Heriberto Afonso Schmidt e do gerente Regional de infraestrutura, engenheiro Jocilon Coelho.

O roteiro incluiu a vistoria na construção dos CRAS - Centros de Referência de Assistência Social, localizados em Sombrio, Balneário Gaivota e Maracajá, e reunião com gestores de assistência social e habitação das 15 Prefeituras da Região. “É muito importante visitar as regiões e conhecer de perto a realidade da assistência social no nosso Estado, acompanhando as obras e sabendo as necessidades de cada município", disse Romanna Remor.

Antes de vistoriar a construção do CRAS de Sombrio, que está pronto para ser inaugurado, a Secretária conheceu o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do município, e as inúmeras atividades oferecidas a cerca de 60 crianças e adolescentes, e 150 idosos, como dona Sarlete da Cunha Silvano, 67 anos, moradora da comunidade de Boa Esperança. “Aqui a gente aprende, fortalece a mente e sai renovada. Faço artesanato, informática e ginástica”, contou a idosa, ao lado da gerente municipal de assistência social, Márcia Aparecida Teixeira dos Anjos.

Em Balneário Gaivota, os gestores foram recebidos pela Secretária Municipal de Assistência Social, Terrimar Ramos Pereira, que junto da sua equipe agradeceu a construção do novo CRAS. “Para nós é a realização de um sonho. Teremos um espaço amplo e confortável para atender com qualidade. Nossa demanda é grande, pois somos um município litorâneo e vizinho do estado gaúcho. Prestamos atendimento contínuo para mais de 200 famílias que participam diariamente de nossas oficinas e precisamos de um espaço como este”, conta.

Outro Centro vistoriado foi o de Maracajá, que está em sua fase final de construção, e que deverá ser inaugurado no próximo mês. O Prefeito Arlindo Rocha e a Diretora Municipal de Assistência Social, Suelen Calegari Monteiro Zandonadi, enalteceram a importância da construção, já que o CRAS do município possui 2.500 pessoas referenciadas.

Além dos Centros de Referência de Sombrio, Balneário Gaivota e Maracajá, também está sendo construído no Extremo-Sul o CRAS de Morro Grande. O investimento do Governo do Estado, por meio da SST, através do Pacto Por Santa Catarina nas 4 construções, é de cerca de R$ 1,5 milhão.

A Secretária Romanna ainda destacou que serão entregues aos municípios de Balneário Gaivota, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Maracajá, Santa Rosa do Sul e Sombrio, veículos para atendimento da assistência social, contemplados por meio de análise técnica.

Durante o roteiro, a Secretária, a Diretora de Estado da Assistência Social e o Diretor de Regularização Fundiária Cledonir João Machado, participaram de reunião na sede da Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense (AMESC), com os gestores de assistência social e habitação da Região. Entre os assuntos discutidos estavam a adesão ao programa “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com objetivo de levar qualidade de vida aos idosos e promover o envelhecimento cidadão, sustentável, saudável e ativo da população; Programa Lar Legal; entre outras discussões pertinentes ao setor.

Este é o primeiro roteiro realizado pela nova Secretária da SST, que iniciou na segunda-feira, 21, na Região de Criciúma, e deverá percorrer todas as Regiões do Estado. Na programação, a inauguração de 59 CRAS, 18 CREAS e 2 Centros Dia.