Entre em contato
Legislação
ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO, EMPREGO E RENDA HABITAÇÃO COMBATE À FOME

Diretoria da Assistência Social

 

A Proteção Social Especial (PSE) destina-se a famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido ameaçados ou violados. Para integrar as ações da Proteção Especial, é necessário que o cidadão esteja enfrentando situações de violações de direitos por ocorrência de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual; abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas.

A PSE atua com natureza protetiva e suas ações requerem acompanhamento familiar e individual e flexibilidade nas soluções. Comportam encaminhamentos efetivos e monitorados, apoios e processos que assegurem qualidade na atenção.

As atividades da Proteção Especial são diferenciadas de acordo com níveis de complexidade (média ou alta) e conforme a situação vivenciada pelo indivíduo ou família. Os serviços de PSE atuam diretamente ligados com o sistema de garantia de direito, exigindo uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, o Ministério Público e com outros órgãos e ações do Executivo..

Proteção Social Especial de Média Complexidade:

  • Atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares não foram rompidos. Requerem maior estruturação técnico-operacional e atenção especializada e individualizada com um acompanhamento sistemático e monitorado, tais como:
  • Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos-PAEFI;
  • Serviço Especializado em Abordagem Social;
  • Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida(LA) e Prestação de Serviços à Comunidade(PSC);
  • Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência , idosas e suas famílias;
  • Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

Os Serviços de Proteção Social Especial Média Complexidade são ofertados nos Centros de Referência especializado de Assistência Social – CREAS

O que é o CREAS?

O Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) é a unidade pública estatal que oferta serviços da proteção especial especializados e continuados, gratuitamente a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Além da oferta de atenção especializada, o Creas tem o papel de coordenar e fortalecer a articulação dos serviços com a rede de assistência social e as demais políticas públicas.

Proteção Social Especial de Alta Complexidade:

  • Oferta atendimento às famílias e indivíduos que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, necessitando de acolhimento provisório, fora de seu núcleo familiar de origem, tais como:
    • Acolhimento Institucional;
    • Acolhimento em República;
    • Acolhimento em Família Acolhedora;
    • Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

Confira aqui os endereços e contatos dos CREAS em todo o Estado

Mapa dos municípios com CREAS em Santa Catarina

 

 

Estrutura da Diretoria
SUAS
Proteção Básica
Proteção Social Especial
CIB
BPC Escola
Bolsa Familia SC
Legislação SUAS
Galeria Fotográfica

NOTÍCIAS
Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados